A marca PLAYSTATION está em declínio no Japão.


De acordo com a Instituição de Pesquisa Econômica ACE e do pesquisador japonês Hideki Yasuda, a marca PlayStation está em declínio no Japão e está gerando uma preocupação para os analistas do mercado. 

Nas primeiras seis semanas desde o seu lançamento, o PlayStation 5 vendeu 240 mil unidades no país - o que categoriza o pior lançamento de um console da marca PlayStation, ficando apenas a frente do status de vendas do PSP - O primeiro portáil da Sony. Comparado com os demais consoles já lançados e avaliando a perspectiva atual, o PS5 pode ter apenas metade do número de vendas do PS4. 

*Gráfico de vendas do PS5 no Japão.

Em uma análise quantitativa, o pesquisador Yasuda afirma que a Sony já não está levando o mercado japonês de jogos eletrônicos a sério.

Yasuda levantou alguns fatos que indicam a mudança de foco da Sony justificou a declínio da marca no país:

*O lançamento oficial do PS4 no Japão aconteceu meses após o seu lançamento na América.

*A Sony criou suas próprias regulamentações sobre restrição de conteúdo e censura nos jogos para o público japonês.

*O Vídeo promocional de anúncio do PlayStation 5 não tem dublagem em japonês, e tanto legenda quando a fonte usada apresentam graves erros - algo que pode ser encarado como descaso. 

*A inversão dos botões "Círculo" e "X" foi retirada do Joystick e padronizada no mundo todo. 

*O estoque inicial do PS5 para o Japão foi similar à do lançamento do PlayStation 3, devido aos problemas de produção.

*A saída de funcionários importantes dos estúdios japoneses e subsidiárias da Sony.

*A mudança de sede da Sony para os Estados Unidos que ocorreu em 2016.

Preocupado, Yasuda ainda aponta que, mesmo que o lançamento do PS5 tenha sido um sucesso, a companhia irá se arrepender no futuro sobre o seu afastamento do mercado japonês.   

Fonte: Videogameschronicle - GamesIndustry  

Comentários